Currículo e Tecnologia


              O uso de equipamentos tecnológicos, como suporte, na condução de uma aula, é hoje um meio, não só importante, mas imprescindível, pois traz benefícios comuns a todos da escola, não apenas na administração escolar como vem sendo empregada, mas principalmente no pedagógico; e, nesse novo ambiente organizacional, a escola passa a constituir-se como uma entidade viva que aprende e evolui a partir de um ambiente criativo e de aprendizagem contínua, num processo de inclusão digital e tecnológica.
                 Assim, é importante que o currículo aponte para as mudanças, que envolva toda a comunidade escolar norteando os passos do ensino dentro da escola.
[...] O conceito de um currículo do futuro não se baseia apenas na crítica [...] ele implica de uma sociedade futura, os tipos de habilidade, conhecimento e atitudes que serão necessários para criá-las e sustentá-la, e as relações entre tipos de conhecimentos, entre aprendizado acadêmico e profissionalizante, entre teoria e prática e entre as matérias [...] propõe que o princípio de conectividade deva definir relações entre as matérias e o mundo do trabalho e entre as formas de conhecimento especializado e especialista e o saber do dia-a-dia e o senso comum. (YOUNG, 2000, p.20)

      É necessário que a escola repense sobre a sua função e como se processa dentro desse contexto atual, pois o mito que a escola era única fonte de conhecimento e de cultura já está ultrapassado. É importante que a escola torne-se aliada do desenvolvimento tecnológico realizando uma educação completa aos atrativos sociais

YOUNG, Michael F. D. O Currículo do futuro: da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus. 2000.

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