Plano de Aula


A SECA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento esta aula é uma porta de entrada para desenvolvimento da consciência ecológica.
Portanto, o professor deverá proporcionar à criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

PROBLEMA
A escassez de chuvas que passam algumas regiões brasileira tem prejudicado as plantações, animais e seres humanos, diante dessa problemática é evidente a necessidade de conscientizar a população e neste caso os alunos sobre a importância de viver em harmonia com o meio ambiente.

OBJETIVOS

v  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
v  Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
v  Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO


            Através do Software do Sesinho Ecologia a aventura é desenvolvida de acordo com a opção da criança, podendo ser um acampamento às margens da cachoeira, à beira-mar ou à beira-rio com os amigos de Sesinho e sua família. Ao percorrer esse caminho, a criança é estimulada a identificar cores, sensações de frio e calor, brincar de rimar, de colorir, de cantar. O jogo oferece às crianças informações de como prevenir acidentes, demonstração hábitos de higiene e atitudes de cooperação social. 
            Este jogo aliado a exploração feita em sala de aula levara o aluno a refletir sobre como nós interferinos positiva e negativamente no meio ambiente e quais as consequências desta intervenção para a vida no planeta.

Fotos da aula 








Vídeo da Aula





Nenhum comentário:

Postar um comentário